Podcast 12 - Esportes

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Brasil indica 'Que horas ela volta?' para tentar vaga no Oscar

Longa tem Regina Casé como doméstica e já ganhou prêmio em Berlim.
Seleção final para candidatos a melhor filme estrangeiro é feita pelo Oscar.




om Regina Casé no papel da empregada doméstica Val, "Que horas ela volta?" foi elogiado pela crítica do "NY Times", "Le Figaro", "El Pais" e "Guardian". Também recebeu prêmios noFestival de Berlim, na Alemanha, e deSundance, nos EUA.
No longa, Val é uma mulher que sai do interior de Pernambuco, onde deixa uma filha pequena, Jéssica (Camila Márdila), com direção a SP. Ela passa a trabalhar como babá de Fabinho e sente culpa por ter "abandonado" Jéssica. O reencontro acontece quando a garota resolve morar com a mãe para poder prestar o vestibular da USP.
Regina Casé em 'Que horas ela volta?' (Foto: Divulgação)Regina Casé em 'Que horas ela volta?' (Foto: Divulgação)
A seleção final dos concorrentes na categoria ainda será definida pela organização da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela premiação. Os indicados devem ser divulgados no dia 14 de janeiro de 2016. A 88ª edição do Oscar acontece no dia 28 de fevereiro.
A última vez que o Brasil teve um filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro foi em 1999, com "Central do Brasil". Também concorreram ao prêmio "O pagador de promessas" (1963), "O quatrilho" (1996) e "O que é isso, companheiro?" (1998).
Adversários
O prazo para o recebimento de inscrições de longas brasileiros se encerrou no dia 31 de agosto. Foram admitidas apenas produções exibidas no circuito comercial pela primeira vez e por pelo menos sete dias consecutivos no período de 1º de outubro de 2014 e 30 de setembro de 2015, comprovado por meio do cronograma de exibição.

A Comissão Especial de Seleção é formada pelo coordenador da Secretaria do Audiovisual do MinC Lula Oliveira; o cenógrafo e produtor Marcos Flaksman; o crítico de cinema Rodrigo Fonseca; o diretor Daniel Ribeiro, o chefe da Assessoria Internacional da Ancine, Eduardo Valente; o chefe do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, George Torquato Firmeza; e a sócia-membro da Academia Brasileira de Cinema Silvia Rabello.

Os últimos representantes do Brasil na seleção aos indicados a melhor filme em língua estrangeira foram “Hoje eu quero voltar sozinho” em 2015, "O som ao Redor" em 2014, "O palhaço" em 2013, "Tropa de elite 2: O inimigo agora é o outro" em 2012, "Lula, o filho do Brasil" em 2011 e "Salve geral" em 2010.
Veja a lista dos 8 filmes que disputaram a seleção nacional para o Oscar 2016:
"A história da eternidade", de Camilo Cavalcante
"Alguém qualquer", de Tristan Aronovich
"Campo de jogo", de Eryk Rocha
"Casa Grande", de Fellipe Barbosa
"Entrando numa roubada", de André Moraes
"Estrada 47", de Vicente Ferraz
"Estranhos", de Paulo Alcântara
"Que horas ela volta", de Anna Muylaert
O Ministério da Cultura anunciou nesta quinta-feira (10), em evento no Rio de Janeiro, que o longa "Que horas ela volta?", de Anna Muylaert, vai representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2016 de melhor filme em língua estrangeira. Assista ao trailer acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário