Funcionários que demorassem no almoço eram expostos, diz 'Nikkei'.
Casos surgem após criador mais famoso, Hideo Kojima, ter sido afastado.
A Konami, estúdio de games famosos como as franquias “Metal Gear Solid” e “Silent Hill”, monitora funcionários com câmeras, expõe publicamente aqueles que demoram muito durante o almoço, reservava o uso de e-mails corporativos a determinados funcionários e ainda fazia alguns desenvolvedores trabalharem com outras atribuições caso não fossem bem avaliados, segundo reportagem do jornal japonês “Nikkei” publicada nesta segunda-feira (3).
As informações vêm a público depois de a Konami ter deixado na geladeira o mais famoso produtor da empresa, Hideo Kojima. O estúdio chegou a retirar o nome de Kojima das caixas do game “Metal Gear Solid V” e até cancelou a produção do título “Silent Hills” que, além de produzido por Kojima, era dirigido pelo cineasta mexicano Guilhermo del Toro.
Segundo o periódico, um dos problemas que motivaram o afastamento do produtor teria sido o orçamento de “Metal Gear Solid V”, de US$ 80 milhões. Para piorar, o alto valor foi gasto em um jogo para consoles em um momento em que o mercado de games foca cada vez mais em jogos móveis.
Esse movimento dentro da Konami fez com que produtores de games famosos como “Momotaro Dentetsu”, “Tokimeki Memorial”, “Love Plus” e “Suikoden” deixassem a empresa, segundo o jornal.
De acordo com o “Nikkei”, esses casos são apenas a consequência do tratamento dado pela Konami a seus funcionários. Entre as práticas descritas estão a de vigiar com câmeras por todos os lugares, principalmente aqueles que passassem muito tempo durante as refeições. Estes eram expostos de forma vergonhosa perante os outros empregados da companhia.
Além disso, ninguém a não os que participassem das equipes de relações públicas ou vendas possuía uma conta própria de e-mail. Todos tinham de se revezar usando uma única conta, que mudava de tempos em tempos.
Já os desenvolvedores de games considerados mal avaliados não só eram transferidos para outras áreas como tinham suas atribuições completamente alteradas. Alguns deixavam de criar games para trabalharem em fábricas, serem zeladores da academia do estúdio ou até se tornarem seguranças.
Outra forma de punição descrita pelo periódico ocorreu quando alguns empregados “curtiram” a postagem de um colega no Facebook sobre sua saída da empresa. Como punição, a Konami fez com que passassem a atuar em alguma dessas ocupações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário